C. Peña Chueca & J.M. Creus Fernández
ACCIONA CONSTRUCCION, São Paulo, Brasil
R. Collado Bermejo & D. Fernandez Mendi
Geprode, São Paulo, Brasil
Todo projeto de escavação subterrânea tem como consequência uma variação do equilíbrio natural do terreno que inerentemente provoca movimentos e recalques no terreno e nos prédios circundantes. Estes movimentos são monitorados mediante instrumentação. Nos últimos anos estão-se implantando sistemas de monitoramento automatizado.
Apresentamos a seguir vários casos, principalmente do Projeto da Linha 6 do Metrô de São Paulo. Falaremos do trecho Pompeia – Higienópolis, onde atravessamos prédios com mais de 20 andares, o caso do monitoramento das linhas 1 e 4 do Metro de SP, onde a operação faz quase impossível o monitoramento manual, e mostraremos a plataforma de controle de Rebaixamento para monitoramento dos poços de rebaixamento necessários para a escavação dos poços. Mostraremos também, no projeto da Linha 1 do Metro de Quito, como foi monitorado o seu Centro Histórico, durante a escavação do túnel TBM e a escavação da Estação de São Francisco, sob a praça do mesmo nome.
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